Este blogue persegue o interesse comum de disponibilização e intercâmbio de materiais, ideias e opiniões.
Pretende ser um repositório de recursos e experiências sobre as AEC na "Cidade Neve".
Hello!! Queres divulgar uma ficha de trabalho? Falar sobre um livro que aches especialmente adequado para os teus alunos? Relatar uma actividade ou um jogo que eles adoraram? Escreve o teu texto e vê-o publicado no blogue.

See you!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

domingo, 30 de agosto de 2009

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sondagem

Reconhecendo a complexidade dos critérios usados até ao momento na observação dos alunos inscritos nas actividades de enriquecimento curriculares, promove-se uma sondagem, no sentido de saber quais os apectos que os professores mais valorizam e aqueles que menos valoram.

Addenda: seguindo o exemplo do primeiro votante neste assunto, queiram, por favor, seleccionar oito parâmetros no máximo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Centro Cultural de Caldas da Rainha apresenta relatório de AEC


O Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha recebeu no dia 30 de Novembro a apresentação do livro com o relatório da implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho das Caldas da Rainha, o primeiro publicado a nível nacional nesta temática.Da autoria de Miguel Oliveira, Raquel Coelho, Rui Matos e Sandrina Milhano, este livro foi publicado pelo Centro de Investigação Identidades e Diversidades, do IPL, e pela Folheto Edições, com o apoio da Associação Nacional de Animação e Educação (ANAE) e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.Pensar a educação e perspectivar uma escola melhor e mais eficaz foi a convicção que levou os autores a empreender este estudo e a aprofundar a problemática das AEC.

O estudo decorre de um protocolo de cooperação estabelecido entre a autarquia das Caldas e a Associação Nacional de Animação e Educação (ANAE), no qual se previa que a ANAE elaborasse um relatório final subjacente ao acompanhamento e avaliação das AEC nas EBI deste concelho. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi um inquérito por questionário, que foi administrado a professores titulares, professores da AEC e alunos dos quatro anos de escolaridade do 1º Ciclo.

São apresentadas algumas recomendações que podem ser tidas em conta não apenas nas escolas do concelho, mas de todo o país. “Os problemas que se sentem nas Caldas da Rainha, são os mesmos em qualquer escola do país. Nomeadamente a falta de comunicação entre os professores titulares e os responsáveis pelas AEC”, indicou Miguel Oliveira, presidente da ANAE. “As metodologias utilizadas pelos professores das AEC nas suas aulas; os recursos materiais disponíveis e necessárias para as AEC; as necessidades de formação e a situação laboral dos professores das AEC” são outras preocupações que os autores do relatório consideraram fundamentais divulgar.Na opinião de Miguel Oliveira, a política educativa dos agrupamentos escolares “ainda não conseguiu assimilar estas directrizes do Ministério da Educação que têm em conta a supervisão, participação no planeamento e avaliação das AEC por parte dos professores titulares”.Por isso, as recomendações vão no sentido de acabar com essa falta de comunicação, possibilitando a mudança das metodologias e conseguir que as AEC tenham uma componente mais lúdica “para não serem aulas clássicas”. Isto para não sobrecarregar as crianças.

Para este responsável é importante que “comecem a ser feitas avaliações regulares acerca da implementação destas actividades e dos efeitos que delas decorrem para que, progressivamente, se possam encontrar soluções para os problemas que têm surgido nesta fase inicial”. No entanto, este documento apresenta-se como um instrumento de apoio na compreensão e conhecimento das realidades inerentes à implementação deste tipo de actividades, procurando contribuir para a melhoria do desenvolvimento das AEC nos próximos anos lectivos.

Assim sendo no final do livro estão uma série de recomendações que os autores consideram uma mais valia para a implementação das AEC com mais qualidade, como a introdução de uma semana de formação para os professores das AEC antes do arranque do ano lectivo, definir momentos de avaliação comuns, criar um dossier do docente, seleccionar as modalidades a leccionar em cada uma das escolas de acordo com as respectivas potencialidades espaçais e materiais uma vez que existe uma grande diversidade de contextos, entre outras.

O livro conta com prefácio de Maria do Céu Roldão, considerada como uma das principais especialistas da Teoria de Desenvolvimento Curricular em Portugal.No prefácio, a investigadora refere a necessidade das escolas e professores saberem aproveitar as potencialidades e identificarem as limitações das AEC. O livro surge assim como um importante instrumento nesse sentido. “Conhecer e interpretar para agir e melhorar, eis uma finalidade que só investigações como esta podem ajudar a construir”, refere.

A apresentação do livro no CCC esteve a cargo de Ricardo Vieira, coordenador do Centro de Investigação Identidades e Diversidades. Sobre as AEC, referiu que estas não podem servir apenas para “encher a cabeça” das crianças com mais matérias e sim devem ser efectivamente de enriquecimento. Na cerimónia, a vereadora Maria da Conceição Pereira elogiou a forma como foram implementadas as AEC nas Caldas da Rainha e sublinhou a importância de ser feito um trabalho de avaliação como a que é apresentado neste livro.


Marlene Sousa

Notícia tirada daqui

segunda-feira, 20 de julho de 2009

(E)ternos pensamentos para o futuro


Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.

Platão


Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.

Pitágoras


Crianças adoráveis são consideradas propriedade da raça humana. Crianças malcriadas pertencem a suas mães.

Neimar de Barros




As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade.

Paolo Mantegazza


As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.

Joseph Joubert


As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente.

Jean de La Bruyère



A vida é uma aventura aberta, exposta. Não protejam as crianças. Fortifiquem-nas interiormente para que brinquem bem com qualquer espécie de brinquedo.

Emmanuel Mounier

domingo, 19 de julho de 2009

sábado, 18 de julho de 2009

N.º de alunos/turma e os recursos mais importantes nas AEC


Os professores das AEC preferem turmas com entre 15 a 20 alunos e mostraram-se extremamente desfavoráveis a números superiores a 20 alunos. 66% defende mesmo que o grupo-turma deveria ter entre 15 e 18 alunos, enquanto 33 % admite que o acréscimo de mais dois alunos (20) também não prejudica assim tanto a aula.

Quanto à importância que os professores dão ao recurso do manual escolar para o Inglês 1.º ciclo, é de salientar que 62 % o considera importante e até imprescindível (22%), mas 35 % dos professores é da opinião de que se pode passar sem livro para dar aulas de Inglês no 1.º Ciclo.


Já relativamente a outros recursos, os professores das AEC tem destacado a grande importância dos seguintes: flashcards e actividades que se podem fazer com eles (e são bastantes), o uso de músicas, jogos e actividades lúdicas em que se pratica o vocabulário oralmente, pequenas dramatizações / diálogos e ainda foi considerado bastante relevante a audição de histórias e actividades daí decorrentes.

Vídeo - AEC

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Novos e fascinantes sítios para pessoas fascinadas


Prezados, novos e belos sítios com fichas de salivar por mais:
HAVE FUN!!!

Colegas...


Olá a todos,


novo inquérito se encontra no blogue
http://www.aecrodrigo.blogspot.com/. Se quiserem participar, dar a vossa opinião, tanto nos inquéritos, como nos posts, já sabem.

Perdoai se faço publicidade à escola onde dei aulas, mas pareceu-me o mais lógico. Mas faço sobretudo publicidade às AEC. Há dias sobre elas se falou no programa Sociedade Civil, conduzido pela apresentadora Fernanda Freitas. E houve professores do nosso concelho a dar a sua opinião o que me pareceu justo... Dada a quantidade de opiniões emitidas no blogue do mesmo programa sobre as AEC, a moderadora prometeu para Setembro um programa inteiramente dedicado a elas, o que promete. Estai atentos...

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Novo inquérito à solta

Um novo inquérito sobre as Actividades de Enriquecimento Curricular encontra-se à direita. Queiram dar encarecidamente a vossa opinião. Senão...serão fuzilados... em suaves prestações.

Novos sítios a visitar...


Merecem a visita os seguintes blogues:

- thunder-palavrassoltas.blogspot.com;

- learn-english-with-paty.blogspot.com;

- eb1ciclo.blogspot.com;

- inglesearte.blogspot.com;

- vanda51.blogspot.com - este com excelentes fichas.



Bons dauneloudes!!!



quarta-feira, 13 de maio de 2009

Daily Routine - flashcards




Estes mini-flashcards são óptimos para jogos de vocabulário relativos ao tema "MY DAY"; as legendas de cada um podem ser adaptadas às frases que estão a ser ensinadas na aula.

Novo inquérito

Novo inquérito à direita sobre o número de alunos por turma nas AEC; não se esqueçam de dar a vossa opinião.

sábado, 25 de abril de 2009

O KIZCLUB


O "Kizclub" voltou. Ainda bem! consultem pelo link http://www.kizclub.com/.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Um encanto de blogue! E uma miríade de materiais e ideias!!

Este blogue merece uma atenção muito demorada. Contém imensos recursos que a autora do blogue disponibiliza numa atitude de verdadeira partilha. O link é o seguinte:

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cartaz com animais: "It's a..."





Depois de pintados, os animais serviram para elaborar um cartaz ilustrativo do tema. Afixado na sala de aula, serve para revisão constante e fora das aulas do Inglês. Numa aula posterior voltei a pegar nos cartazes e treinei a pergunta: "What's this?" e apontava para um animal. Ao aluno que eu designava cabia responder: "It's a ...". O aluno ouve a pergunta que lhe dirijo, reconhece o animal que indico e responde com a frase já mencionada. De facto, o aluno já tinha sido legendado o animal que pintara com essa frase, como se pode ver nas imagens.

domingo, 12 de abril de 2009

Vídeos infantis

Este site constitui-se de uma selecção de vídeos especificamente para crianças. Apesar de não ser em Inglês, achei interessante à mesma postar aqui o endereço:

http://www.portalvideokids.com.br/

Have fun!!

sábado, 11 de abril de 2009

Family tree




Uma boa ficha e que dá, se bem explorada, para várias actividades.

terça-feira, 24 de março de 2009

We are busy beavers.com

No site wearebusybeavers.com há imensos vídeos e músicas gratuitos para descarregar e usar. Podem explorá-lo através do link já mencionado: www.wearebusybeavers.com

domingo, 15 de março de 2009

terça-feira, 10 de março de 2009

Um blogue a descobrir...

Este blogue tem imensos recursos e materiais a descobrir. Visitem-no.

www.tcopet.blogspot.com

sábado, 7 de março de 2009

Gerador automático de dados...

Fazer dados com as divisões da casa, com comida, com os elementos da família ou as partes do corpo? Easy!! O seguinte link conduz a um gerador automático de dados com os vários temas que se queira escolher. Os dados podem ser personalizados segundo o interesse de cada utilizador.

Como craft ou como elemento de um futuro jogo de revisão, o dice maker está aqui:


Dice Maker

quinta-feira, 5 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

My Family


Esta ficha sobre a "Family" compõe-se de três exercícios a realizar pela ordem que se queira. Eu comecei pelo 2, segui para o 3 - porque são exercícios orais -, e só depois se fez a sopa de letras.


2.º Ex. - a Meg está a apresentar a família: "Number 1, This is my dad; Number 2, This is my sister" (e o aluno põe o número no espaço correspondente), etc.



3.º Ex. - neste exercício, o professor diz "Number 1, This is my brother"; se a afirmação do professor corresponder à verdade, o aluno um "V" no espaço. Se não corresponder, coloca uma "X".

Sugestão actividade "My house"

Os alunos gostam normalmente de jogos de mímica, pois são actividades dinâmicas que envolvem movimento. Os alunos ficam motivados e isso serve de boleia para os pôr a falar Inglês, e isso é o principal.

No tema designado "MY HOUSE", depois de apresentadas as divisões da casa e para consolidação oral, um aluno pode imitar actividades específicas de cada um dos espaços da casa e outro(s) aluno(s) tenta(m) adivinhar essa divisão, dizendo em Inglês. Poder-se-ão fazer equipas, atribuir pontos, enfim é possível variar sempre a actividade, consoante as características da turma.

Para os meus alunos, resolvi fazer cartões em que cada aluno mima uma actividade e outro - que está já designado nos cartões - adivinha o espaço da casa a que aquela acção se refere.




Home
View more documents from guest5c25077.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Música na sala de aula

Using Music in the ESL Classroom

"Music is the universal language of mankind."

Henry Wadsworth Longfellow
(...) Students who are taught in a fun and creative way, love coming to class. Using music in the classroom is a great way for teachers to achieve success with L2 learners. Oliver Wendall Holmes suggests taking a musical bath once a week, saying that music is "to the soul what water is to the body."

Benefits of using Music

(...) Studies have shown that music:

- improves concentration and memory;
- brings a sense of community to a group;
- motivates learning through a fun way;
- relaxes people who are overwhelmed or stressed;
- helps people absorb material.

"Music stabilizes mental, physical and emotional rhythms to attain a state of deep concentration and focus in which large amounts of content information can be processed and learned." Chris Brewer, Music and Learning

Techniques for Using Music with L2 Learners

(...) Music can be used to:

- introduce a new theme or topic (Christmas/colours/feelings);
- break the ice in a class where students don't know each other or are having difficulty communicating;
- change the mood (liven things up or calm things down);
- teach and build vocabulary and idioms;
- review material (background music improves memory);
- teach pronunciation.

(...)

Teaching Kids with Music

(...) Children are natural music lovers. You don't have to convince them that it will help them learn. If you feel uncomfortable singing in front of the class to teach a song, use a tape or CD player. (Don't expect your students to sing if you don't. Remember, that they don't care about the quality of your singing voice, just like you don't care about theirs.) Here are some suggested activities to use with kids:

Transition songs: Teach simple songs that indicate transitions from one activity to another, such as "clean up" songs and "hello/goodbye" songs.

Energy boosters: Teach simple action songs that require kids to stand up and move around. Think of traditional birthday games that use songs, such as pass the parcel (use a classroom mascot or other favourite item instead of a gift) or musical chairs.

Animal songs: Children love learning about animals! Teach animals and animal sounds using repetitive songs like "Old McDonald had a Farm" and "There was an Old Lady who swallowed a fly."

Remembering Names: Help students remember names of their classmates (this helps teachers too) with songs like "Willoughby Wallaby Woo."

Alphabet songs: Use lots of different alphabet songs (not just the traditional ABC) to help kids remember them in English. Chicka Chicka Boom Boom by Bill Martin Jr and John Archambault is a catchy children's book and song.

Colours: Teach the colours with various colour songs and rhythms, such as Louis Armstrong's "What a Wonderful World" or Kermit the Frog's "It aint easy being green."

(...)

Tips for Using Music Effectively

When teaching students a song, it is a good idea to introduce an instrumental version first (If an instrumental version is not available, play the song softly in the background while they are working on something or hum the melody before introducing the lyrics). If students become familiar with the sound of the music first, they will be more likely to understand the words.
Make a vocabulary list ahead of time. Go over the words once before you introduce the song.
Expose students to a certain song many days in a row. Within a few days, students will not be able to get the song out of their head!
Choose interactive songs whenever possible. Adding actions enhances language acquisition and memory.

(...)

These online music resources offer numerous ideas and tips for using music in the classroom.

(de http://www.englishclub.com/)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Clothes matching

Wild animals

Wild animals

Zoo
View more documents from guest5c25077.

Parts of the body

Check out this SlideShare Presentation:
Sim, a resposta é sim. É possível descarregar a apresentação!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Formações no âmbito das AEC

Já há informações sobre as acções de formação no âmbito das AEC: Inglês (1.º e 2.º ano), Inglês (3.º e 4.º ano) e Música. Consultar a seguinte página:

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/FormacaoAEC.aspx

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009